Luizão surpreende no debate da RPC TV

Na noite de quinta-feira, 04, aconteceu o último debate com os candidatos à prefeitura de Curitiba, promovido pela RPC TV, dividido em quatro blocos, e mediado pelo jornalista Wilson Soler. O candidato a prefeito pelo Solidariedade, Luizão Goulart, escolheu um debate propositivo. No primeiro bloco, Luizão agradeceu a iniciativa e lembrou que tem preparo para ser o próximo prefeito de Curitiba. “Diferente da atual gestão da prefeitura de Curitiba, que segundo um levantamento realizado pelo G1, cumpriu até agora apenas 22% dos compromissos firmados no plano de governo, outros 25% parcialmente, e mais da metade nem saíram do papel. Quando fui prefeito em Pinhais, cumpri 100% do meu plano de governo, tanto que tive no município a maior votação proporcional do Brasil, considerado o melhor prefeito do Brasil. Cumpri todas as promessas de campanha, dando atenção também para os empresários e empreendedores que geram emprego e renda para a cidade”, lembrou Luizão Goulart. 

Para a saúde pública, Luizão falou que vai ampliar a atenção básica de saúde, ampliando o número de agentes comunitários. “Hoje Curitiba tem apenas 550 agentes,sendo que o número ideal seria de 2 mil. Além disso, vamos contratar mais agentes de endemias, para o trabalho de prevenção contra a dengue. Curitiba teve nos últimos anos um aumento de demanda de 30 a 40% no atendimentos, enquanto isso o número de servidores continua o mesmo, sobrecarregando os profissionais da saúde, e quem deveria cuidar está adoecendo Por isso, vamos reestruturar e contratar mais profissionais e investir na atenção básica”, afirmou Luizão. 

No transporte público, o candidato pelo Solidariedade, afirmou que para a nova licitação vai abrir o diálogo com a população criando uma comissão com a participação dos órgãos de controle para aperfeiçoar o sistema e reduzir o valor da tarifa. “Curitiba tem hoje uma das passagens mais caras do Brasil, vamos baixar o valor da passagem para R$4,00 e tornar o transporte coletivo atrativo para os usuários. Para a nova licitação, vamos abrir o debate com a população e os órgãos de controle, inclusive para discutir sobre novos modais”, disse o candidato.

Para a área de defesa animal, Luizão lembrou do trabalho que realizou durante sua gestão como prefeito de Pinhais. Onde ampliou os mutirões de castração e microchipagem, campanhas de conscientização pela guarda responsável e a construção de parques voltados aos animais. “Em Curitiba vou criar em todas as regionais espaços de atendimento aos animais e espaços de lazer, além de um hospital voltado aos animais”, falou Luizão. 

Na área de habitação, Luizão falou que vai direcionar 3% do orçamento da prefeitura para a construção de 20 mil habitações, nos quatro anos de gestão, retirando as pessoas de áreas de risco. “Durante oito anos de gestão em Pinhais não teve nenhuma ocupação irregular, pois na minha gestão  tinha uma política voltada para habitação, realocamos centenas de pessoas das áreas de risco, retiramos as famílias das beiras dos rio, dei qualidade de vida para essas pessoas, recuperei os rios e acabei com as enchentes que aconteciam no município. Aqui em Curitiba quero construir 5 mil casas, reservando 3% do orçamento. Vou realocar as pessoas das beiras do rio para preparar a nossa capital para as mudanças climáticas”, afirmou o candidato a prefeito. 

Curitiba tem hoje em torno de 250 mil idosos, e uma das propostas de Luizão apresentada no debate é fazer da capital uma cidade mais acessível, com um olhar para a população idosa e com mobilidade reduzida. “Em Curitiba vamos criar espaços de convivência para os idosos com atendimento de saúde,psicológica e social, além de oferecer atividades recreativas de cultura e lazer em todas as regionais da capital. Dentro desses espaços de convivência vamos criar atividades de capacitação para aqueles idosos que queiram voltar a exercer atividades remuneradas”, disse Luizão. 

Outro ponto abordado por Luizão no debate foi sobre a transparência na gestão. “Quando fui prefeito elevei a transparência do município no topo, pois quando temos a oportunidade de administrar um recurso público, que não é do prefeito e tem a obrigação de oferecer transparência da gestão para toda a população 

Nas considerações finais, Luizão agradeceu a RPC pelo debate, pois é uma oportunidade  onde os candidatos têm a chance de mostrar para a população as propostas. “Eu já administrei uma cidade problemática e com uma equipe técnica e competente fizemos uma transformação positiva em Pinhais, tendo 94% de aprovação, e eleito como o melhor prefeito do país. E quero agora ir para o segundo turno, para que possamos aprofundar as propostas sobre os desafios de Curitiba, para dar a oportunidade para a população de ver quem é o candidato realmente mais preparado e com a melhor experiência para administrar a nossa capital”, finalizou Luizão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.