No sábado, 28, Luizão Goulart, candidato a prefeito de Curitiba pelo Solidariedade, esteve presente no debate, realizado pela RIC TV, na ocasião Luizão falou de sua experiência como prefeito de Pinhais, mais bem avaliado do país, com 94% de aprovação.
Um dos primeiros assuntos tratados foi o de novos modais do transporte público da capital. Luizão falou que pretende avaliar o antigo estudo, feito há 15 anos atrás, sobre o metrô, e que vai abrir diálogo com a sociedade civil e com órgão de controle. Entre as propostas para o transporte coletivo, está a redução da passagem para 4 reais.
No debate, Luizão reafirmou seu compromisso com a habitação, fazendo um contraponto com a atual situação que a capital enfrenta, com um grande número de habitações irregulares e pessoas morando em situação de risco. “Temos hoje em Curitiba mais de 450 ocupações irregulares de pessoas morando em áreas de risco, principalmente nas beiras dos rios. E com as mudanças climáticas é mais que necessário realocar essas famílias para moradias dignas e cuidar dos nossos rios. Quando fui prefeito do município de Pinhais, eu me preocupei com essa questão, e desde lá, o cuidado com o meio ambiente e moradia é uma questão de prioridade. E quando eu digo que vou construir 20 mil moradias, é possível, por isso vamos reservar 3% do orçamento da capital para construir cinco mil novas casas por ano, priorizando no primeiro momento, aquelas famílias que moram em áreas de risco”, afirmou.
Luizão apresentou suas propostas nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente, lembrou do trabalho feito como prefeito em Pinhais.. “Eu fiz a lição de casa quando fui prefeito, eu me preocupei com as questões climáticas no município, que tinha problemas constantes de alagamentos e enchentes e conseguimos com planejamento, organização e com um equipe técnica e bem preparada, realocar centenas de famílias das margens dos rios, cuidando também dos rios, realizando dragagem, recuperamos as margens, criamos parques lineares. Outra solução simples que deu certo e quero implementar aqui em Curitiba, são as calçadas permeáveis de concreto poroso que absorvem toda a água da chuva. Uma gestão voltada ao meio ambiente deve ser feita com planejamento permanente”, falou o candidato.
Na ocasião, o candidato a prefeito pelo Solidariedade, aproveitou para falar sobre a diferença de orçamento entre Pinhais e Curitiba. “Mesmo com um orçamento bem menor, comparado com Curitiba, eu transformei Pinhais para melhor. A nossa capital tem orçamento 20 vezes maior do que o orçamento que administrei”. Luizão aproveitou para falar que terá liberdade de fazer uma gestão técnica, por não ter coligação. “A prefeitura está hoje inchada de tanto cargo comissionado, de políticos em cargos que deveriam ser ocupados por pessoas especialistas e técnicas. Vou fazer o que fiz em Pinhais, uma gestão técnica com pessoas competentes, valorizando também os servidores públicos”, comentou Luizão.
Nas considerações finais Luizão Goulart agradeceu a oportunidade, e falou que quer trabalhar para enfrentar os desafios da capital, entre seus compromissos de campanha está a criação da Secretaria de Assistência Social. “Curitiba precisa enfrentar a situação com os moradores de rua, para isso tenho dois projetos, o Supera Rua e o Caminho de Volta. Na segurança pública, vamos fazer o reenquadramento da Guarda Municipal, transformando em polícia municipal para levar mais segurança para a população”, finalizou Luizão .
Deixe um comentário