Uma boa gestão se faz com um funcionalismo público valorizado, qualquer trabalhador, seja na iniciativa privada ou na pública, trabalha muito melhor se sentindo respeitado. E na prefeitura não é diferente, até porque são eles que estão na linha de frente no atendimento à população. Pensando no melhor atendimento dos curitibanos, Luizão propõe a realização de concurso público nas áreas de educação e saúde. “A demanda na saúde em Curitiba teve um aumento de 30% nos últimos anos, em compensação o número de profissionais continua o mesmo. Não à toa, que os trabalhadores da saúde estão pedindo afastamento, pois estão sobrecarregados e doentes. E quem devia cuidar da saúde da população está ficando doente. Por isso, vamos investir na contratação de enfermeiros, médicos, atendentes, especialistas, especialmente para atendimentos nas UBS e UPAs”, disse Luizão.
Outra proposta do candidato é a ampliação do número dos agentes comunitários. “Curitiba tem hoje 555 agentes comunitários de saúde. O ministério da saúde preconiza um agente para cada 750 habitantes, nós deveríamos ter quatro vezes mais, pois são esses profissionais que trabalham na prevenção e na promoção da saúde da população. Por isso, vamos investir em programas de prevenção, reforçando o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde na primeira abordagem, retomando com força o programa de Agentes Comunitários de Saúde em toda capital”, prometeu Luizão.
Outra área que demanda a contratação de profissionais é a educação. No plano de governo, Luizão propõe a construção de 10 novas escolas por ano em diferentes regionais de Curitiba, que ao final de quatro anos serão criadas 16 mil vagas, zerando a fila de crianças que aguardam vagas na educação infantil. “Vamos criar polos de educação integral para crianças de 0 a 10 anos, por isso, vamos investir na contratação e na valorização dos profissionais da educação, oferecendo capacitação e melhoria nos planos de carreira”, falou Luizão.
Deixe um comentário