O candidato a prefeito de Curitiba pelo Solidariedade, Luizão Goulart, participou na manhã de terça-feira, 24, do debate promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O evento que aconteceu no TUCA, foi dividido em quatro momentos, a abertura com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TCE PR), Sigurd Roberto Bengtsson, o primeiro bloco de perguntas realizada pela mediadora, o segundo bloco com perguntas entre os candidatos e as considerações finais.
Luizão agradeceu o convite, “são oportunidades como essa, que de forma justa podemos mostrar as nossas propostas”. O candidato pelo Solidariedade falou de sua relação e propostas para a educação. “A educação faz parte da minha vida, foi em Curitiba que estudei, me formei na Universidade Federal do Paraná, trabalhei como professor e diretor em escola pública por 17 anos no município de Pinhais. E como prefeito junto com minha equipe, conseguimos dar uma boa solução para a educação no município, criando escolas de período integral e aumentamos o Ideb, de 5,2 para 6,7. Entre as minhas propostas para educação em Curitiba, vou direcionar parte do orçamento para a construção de novas escolas nas dez regionais para zerar a fila da educação, além de capacitar nossos professores e implantar a hora atividade para as professoras da educação infantil”, comentou.
No debate, Luizão, também disse que vai direcionar 3% do orçamento para construção para moradia e habitação. “Queremos uma Curitiba onde ninguém durma na rua ou em áreas de risco. Por isso, vamos criar a Secretaria Municipal de Habitação e Interesse Social. Entre as propostas está a criação do Programa de Assistência Técnica em Habitação para melhorar as condições de moradia de famílias com renda de até três salários mínimos. Vamos construir casas para famílias em situação de vulnerabilidade social, com subsídio por faixa de renda, priorizando residências construídas com tecnologia ambientais e sustentáveis”, afirmou Luizão.
Entre as principais preocupações da população é a mobilidade urbana, por isso, Luizão falou que vai retomar os estudos do metrô e de novos modais no transporte público. “além de retomar os estudos de novos modais como o metrô e o VLT, vamos trabalhar para que a nova licitação ofereça uma passagem justa, de R$4,00, para que o transporte público seja uma opção viável e atrativo, fazendo com que as pessoas deixem os carros em casa e utilizem o transporte público, melhorando a fluidez do trânsito”, disse o candidato a prefeito.
Deixe um comentário