O prazo está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas eleições deste ano. O deputado federal Luizão Goulart (Solidariedade-PR) acredita que a decisão de participar do pleito é determinante para o futuro da política no país. “A opção de fazer parte de um pleito que elege representantes que vão atuar na estrutura do país é essencial para as gerações. O jovem precisa desde cedo entender esse mecanismo democrático para integrar e ser um agente de ideias e inovação”, disse Luizão.
O fechamento do cadastro eleitoral acontece no dia 4 de maio, a pouco mais de duas semanas. Conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), o prazo é encerrado 150 dias antes do pleito. Nesse período, nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor, sendo permitida somente a emissão da segunda via do documento.
Aumento
A Justiça Eleitoral informou que o mês de março registrou um salto de 45,63% na emissão do título de eleitor entre adolescentes de 15 a 17 anos, faixa etária para a qual o voto é facultativo. Esse dado é comparado a fevereiro do mesmo ano. De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.
“Esse aumento é um indicativo de que os jovens estão cada vez mais inseridos nas discussões políticas. Eles têm muito a dizer e a opinar, precisamos dos jovens para fazer uma política cada vez mais soberana entre os povos”, defende o deputado Luizão.
Como emitir
Desde o ano passado, é possível fazer online a emissão do primeiro título. Além de preencher o requerimento com dados do futuro eleitor, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias (selfie e documentos) ao requerimento para comprovação da identidade.
O prazo também vale para os que desejam solicitar transferência de local, alteração de dados pessoais ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.
Essas solicitações podem ser feitas, remotamente, por meio do sistema Título Net, por computador, tablet ou celular.(https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento)
Deixe um comentário