Categorias
Brasília

Luizão assume vice-presidência da Frente Parlamentar Mista das Cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas

O grupo formado por deputados e senadores tem o objetivo de acompanhar as pautas e demandas da categoria com foco na redução do preço dos insumos e valorização do trabalho dos caminhoneiros

Foi lançada nesta quarta-feira, 8, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista das Cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas. O grupo suprapartidário é formado por mais de 200 deputados federais e senadores, tendo como objetivo atuar na inclusão das cooperativas do TRC na agenda de decisões do Congresso Nacional, visando buscar oportunidades para a apresentação e votação de projetos de lei e outras proposições que beneficiem a categoria.

O corpo diretivo da frente será presidido pelo deputado federal Herculano Passos (Republicanos/SP), tendo como vice-presidentes os deputados federais Luizão Goulart (Solidariedade/PR) e Osmar Terra (MDB/RS).

Ao tomar posse, Luizão Goulart ressaltou a importância das cooperativas na redução dos custos dos caminhoneiros autônomos e na ampliação da competitividade no mercado de trabalho. “Cooperativismo é a única forma dos caminhoneiros autônomos se tornarem competitivos no mercado de trabalho, reduzindo custo e aumentando sua lucratividade perante a grande alta dos insumos como diesel, lubrificantes, pneus, etc. Além disso, através da cooperativa tiramos o intermediário, que é o que leva uma grande parcela do frete”, disse o parlamentar.

Goulart exemplificou que o grande “vilão” dos caminhoneiros é a alta do preço dos combustíveis, que gera impacto também nos itens de manutenção. “Em quatro anos os combustíveis, lubrificantes e pneus tiveram uma alta maior que 120%, enquanto o frete aumentou pouco mais de 40%, ou seja, os caminhoneiros estão pagando para trabalhar. Com a organização das cooperativas e o apoio de medidas do Governo esses insumos podem ser vendidos com valores mais baixos que mercado comum, dando a esses profissionais melhores condições”, argumentou.

Por fim, os parlamentares se comprometeram a acompanhar todos os assuntos de interesse do setor junto aos Poderes, Executivo e Judiciário e aos Órgãos Públicos Federais, Estaduais e Municipais, que regulam as cooperativas do TRC e suas operações. “Assim, contribuiremos para o aperfeiçoamento de leis que envolvam as cooperativas do TRC e auxiliaremos na implantação de políticas públicas que tenham efeitos imediatos”, concluiu Luizão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.