Categorias
Serviço

Emissão de CPF aumenta e 2ª via de RG agora está mais fácil

Deputado federal Luizão defende que tecnologia e agilidade nos serviços facilitam a vida dos brasileiros

A emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) aumentou de maneira significativa nos últimos meses, segundo informações dos Correios. A abertura do cadastramento para o auxílio emergencial e o início da vacinação de adolescentes foram momentos-chave para a população seguir com esses pedidos de emissão. 

No estado do Paraná, o crescimento da procura por CPF nas agências dos Correios chegou a mais de 70% em agosto, em comparação à média de 2020. Para o deputado federal Luizão, a possibilidade de pedir a emissão e também regularizar o CPF foi crucial para esse aumento. “As agências do Correios são acessíveis, então, o cidadão que não tinha o número já saia com ele em mãos. 

Como fazer?

O serviço de emissão de CPF pode ser realizado em qualquer agência dos Correios. Para brasileiros com idade dos 18 aos 69 anos, é necessário título de eleitor, alistamento eleitoral, protocolo de inscrição ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral.

Para menores de 18 anos, a solicitação do CPF deverá ser feita pelo representante legal, que pode ser pai ou mãe, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial. Os documentos necessários são: Carteira de identidade ou certidão de nascimento que comprove a naturalidade, a filiação e a data de nascimento do menor, tutelado ou curatelado; e documentos que atestem a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda de incapaz ou interdito. O número do novo CPF sai na hora. O valor da taxa é de R$ 7,00.

2ª via RG

Já a emissão do serviço da 2ª Via Fácil do Registro Geral (RG) foi ampliada pela Polícia Civil. A partir de agora, o novo sistema, desenvolvido em parceria com a Celepar, permite ao cidadão alterar fotografia, assinatura e dados biográficos do documento, tais como nome, sobrenome e filiação, de forma totalmente online. “É um serviço feito totalmente remoto, ou seja, sem sair de casa. A ida até o posto de identificação é apenas para retirar o documento, quando estiver pronto. Lembrando que é um trâmite para a 2º via, pois o primeiro documento do RG continua sendo de maneira presencial, por questão de segurança”, explica o deputado Luizão.

Como fazer?

Para solicitar a emissão da 2ª Via Fácil a população poderá utilizar o aparelho celular, tablet ou computador. O sistema está hospedado na página policiacivil.pr.gov.br, na aba “documentos”, ou diretamente neste link: policiacivil.pr.gov.br/Pagina/2a-via-da-Carteira-de-Identidade

2 respostas em “Emissão de CPF aumenta e 2ª via de RG agora está mais fácil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.